Viktor Frankl


QUEM FOI VIKTOR EMIL FRANKL?

Foi o fundador da Logoterapia, a psicoterapia centrada no sentido da vida, como resposta ao vazio existencial e às suas conseqüências: depressão, drogadição, violência e desvalorização da sexualidade.Sobrevivente de quatro campos de concentração, inclusive Auschwitz, comprovou que o ser humano, apesar de muitas vezes viver numa situação desumanizadora, pode usar a capacidade interior para superar as dificuldades e sair fortalecido.Frankl afirmou cientificamente que “o homem, pode encontrar sentido em cada situação da vida e dar-lhe uma resposta adequada”.Viktor foi um marido apaixonado, casado com Elly por 52 anos, com quem viveu uma vida de esperança e de fé, uma vida dedicada à proclamação da unicidade da família humana, ao desafio dos valores materialistas e a alentar a busca de sentido da vida.Nasceu em Viena em 26 de março de 1905 e faleceu em 02 de setembro de 1997.

O QUE É LOGOTERAPIA?

O termo “logos” é uma palavra grega que significa “sentido”, Logoterapia é a psicoterapia centrada no sentido da vida.Não se restringe ao plano das neuroses, vai mais além e entra na dimensão dos fenômenos especificamente humanos. Desta forma, se dirige não ao sintoma ou ao problema, mas procura motivar uma mudança na postura e na atitude da pessoa, uma conversão pessoal frente ao sintoma ou ao problema.A Logoterapia se incumbe de ampliar na pessoa, o mais possível, seu campo visual de valores, de forma que se dê conta de todas as abundantes possibilidades de realização de sentido e de valores que estão ao seu alcance, pois “a vida está repleta de oportunidades para dotá-la de sentido”,como disse Viktor Frankl. É aplicada na psicologia e também na educação, saúde, cultura, assistência e em todas as áreas que tem por objetivo promover a pessoa humana na sua plenitude e integralidade.

QUAL É O FUNDAMENTO DA LOGOTERAPIA?

A Logoterapia está dentro das psicoterapias com base na fenomenologia existencial. O conceito logoterapêutico da pessoa humana é tridimensional e inclui a dimensão biológica, a psicológica e a noética ouespiritual. Está baseado em três pilares: a liberdade da vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida. Cada ser humano é único e irrepetível, chamado a realizar uma missão única e irrepetível. A liberdade da vontade é oposta às abordagens deterministas. A liberdade do homem e da mulher não é uma liberdade em relação a todo condicionamento, mas a possibilidade de tomar posição frente a qualquer condição que deva enfrentar, graças à dimensão noética, a dimensão especificamente humana.Em relação à vontade de sentido, disse Frankl: “O homem é permeado, em profundidade e em instância culminante, não pela vontade de poder nem tampouco pela vontade de prazer, mas sim pela vontade de sentido”.Na busca do sentido da vida, o ser humano é orientado pela consciência, que é um órgão de sentido: tem a capacidade de revelar o sentido primordial e singular que cada situação traz em seu bojo. O sentido se realiza através da realização de:Valores Criativos: Sentido do trabalho.Valores Existenciais: Sentido do Amor.Valores de Atitude: Sentido do Sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário