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Abaixo livros Editora IECVF:



SINOPSES:

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Pedagogia do Sentido



Este livro retrata a aflição de uma mãe Dra. Marina Lemos Silveira Freitas, pediatra que atuava na área da saúde, que se sentia realizada; mas que não havia conseguido vaga para que sua filha de seis meses estudasse na mesma escola onde seu filho mais velho estava enquanto ela trabalhava.
Ela vivenciou uma grande inquietação e angústia existencial.
A vida fazia a ela sua primeira pergunta, pois pediatras aqui em Ribeirão Preto existiam muitos; mas mãe de seus filhos somente ela!
Nesta época, estava iniciando seus estudos em Logoterapia e já tinha em mente o tipo de educação escolar que gostaria de dar aos seus filhos; uma educação centrada no sentido e que, além de instruir, desenvolvesse a consciência, a responsabilidade e a espiritualidade.
Mas em uma conversa de corredor com um amigo, Marina teve a brilhante ideia de abrir uma escola fundamentada nos pensamentos de Viktor Frankl. Muitas vezes achou loucura, mas mesmo assim seguiu em frente e com coragem e ajuda principalmente de seus familiares fundou a Comunidade Infantil Ana e Joaquim em março de 1993, hoje Colégio Viktor Frankl que neste ano de 2017 completará Jubileu de Prata.
Marina há anos atrás, com sua vida estabilizada e realizada, resolveu dar uma reviravolta e começar tudo novamente em prol de seus filhos. E hoje em nossa Sociedade o que mais encontramos no cenário atual são os pais cada vez mais ocupados e omissos e os filhos cada vez mais negligenciados e sem limites.
A profissão do educador está cada vez mais desvalorizada e muitas vezes nos sentimos incapazes de cumprir nossa missão.  
Mas independente das condições sejam elas: biológicas, psicológicas ou sociais somos livres para nos posicionar diante de qualquer situação; nós não somos livres das condições, mas sim para nos posicionarmos diante delas, para decidirmos, qual será nossa atitude, nossa resposta.
No cenário da educação, cabe a Escola a instrução e a família a educação para valores e para a convivência.
A criança deve ser educada a superar limites, frustrar-se, enfrentar seus medos; para que quando jovem tenha coragem para sofrer, suporte as frustrações do dia a dia, seja capaz de superar e vencer desafios. Devem desde cedo encontrar o sentido da vida de forma livre e responsável. Saber como ela é e como pode vir a ser; aprender a usar a liberdade, o saber escolher, mas sempre associada à responsabilidade e escuta da própria consciência; para que quando adulto possa assumir a direção e a responsabilidade para conduzir a própria vida!
Devemos educar para a criatividade, convivência e superação.
Sabemos que a educação de maneira geral está assustadora, o mundo está ao alcance de todos, principalmente com essa enxurrada de informações tanto na TV quanto na internet; mas nós educadores temos que ter esperança, pois temos certeza que esse quadro atual será revertido. 
Devemos oferecer aos nossos alunos a pedagogia para o sentido, além de transmitir conhecimentos, aguçar sua consciência, vendo o educando em sua tridimensionalidade: biológica, psicológica e noética; ampliar nosso campo visual para as percepções de valores e sentidos a serem realizados; oferecer uma educação personalizada, não se esquecendo de que cada pessoa é um ser único e irrepetível; respeitar a dignidade da pessoa, aceitar as diferenças; ensinar saber escolher, orientada para o sentido; despertar o autogoverno, para que você faça uma competição consigo mesmo, para que você seja o melhor de você mesmo; despertar para o autodistanciamento e o humor – alegria (que indica quando as coisas vão bem); possibilitar o exercício da autotrancendência fomentando a espiritualidade inconsciente e a fé no sentido, procurar desenvolver suas potencialidades, descobrir e aprimorar suas excelências, e capacitá-lo para enfrentar e superar suas limitações.
Sabemos que aplicando esta teoria, na prática estamos conseguindo mudar este cenário na educação aqui de Ribeirão Preto na Escola Colégio Viktor Frankl.
 Agora é com você querido leitor e professor. Você acredita que este cenário pode mudar?
Fiquem atentos aos sinais que a vida lhes oferecem. Não façam questionamentos sobre o que espero da vida, mas o que a vida espera de você?
A vida nos questiona a todo o momento, cabe a nós responder a ela ou não.
A decisão está em suas mãos. Basta acreditar!




Ana Paula Rivoiro Ferreira Lopes
Pedagoga - Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto e Logoterapia aplicada à Educação - Centro Universitário Claretiano em Batatais.

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Educação Integradora da Sexualidade Humana



O livro propõe uma nova abordagem da educação sexual aplicada nas escolas.
Marina explica que, diante das relações afetivas superficiais e do consumismo sexual, o livro poderá contribuir para a prevenção do vazio existencial decorrente da frustração, não dos impulsos sexuais, mas do anseio por um sentido no amor, a partir de uma abordagem do tema pautada na liberdade e na responsabilidade.
“A proposta é desenvolver no adolescente e no jovem a capacidade de discernir, descobrir, perceber o que vale a pena ser realizado e o que não vale, o que merece ser guardado na sua autobiografia e o que não merece, em síntese, o que tem sentido e o que não tem”, explica.
Há cerca de dez anos o método é aplicado na escola Viktor Frankl, em Ribeirão Preto, da ela qual é diretora.
O livro é indicado para educadores e pais de crianças, jovens e adolescentes. Disponível na no Instituto Viktor Frankl – Avenida do Café, 1.295 


Confira uma mostra do livro: http://issuu.com/cole…/…/educa____o_integradora_da_sexualida


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"Toda vida tem poesia...
O canto da resiliência"




"Toda vida tem poesia... O canto da resiliência" são poesias existenciais, pois incentivam o leitor a ir adiante em tudo o que é bom. Neste olhar poético da vida, autora apresenta esta obra especial. Oportunidade para uma leitura "saborosa", poética- resiliente, tentandinspirar e motivar a resiliência no leitor. O superar-se poeticament em  diversas  circunstância e, especialmente, nas adversidades da vida.
As poesias dessa obra são reflexivas e buscam provocar um diálogo interno no leitor, com um sentido até terapêutico, buscando o sentido de tudo.

Autora: Maria Luiza de Souza

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Psicoterapia em Dignidade Orientação de vida baseada 
na busca de sentido de acordo 
com Viktor E. Frankl



Magistralmentedforma simplesmas abrangente, a autora explicita ao psicoterapeuta, e ao leitor atento, teoria e a prática da Logoterapia e da Análise Existencial sobre como preservar a dignidade da pessoa que confiou suas dificuldades e anseios existenciais a um profissional. O trabalho terapêutico consiste em mobilizar a pessoa espiritual ou noética, capacitando-a a perceber as possibilidades de escolhas, e ela mesmencontrar as respostas para sua existência nas profundezas e nas alturas de sua dimensão espiritual.De modo mais amplo, fazê-la entender que, embora esteja sujeita a condicionamentos, pode viver plenamente a autonomia da sua existência espiritual,percebendo-se livre e com coragem para "atrelar sucarroça"àmuitas estrelas de esperança que aparecerão no horizonte de sua existênciachamando-apara caminhar em direção à realização de valores sentido.


Autora: Elisabeth Lukas tradução de Helga H. Reinhold
helgareinhold@gmail.com


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Possibilidades e Desafios
 da Pessoa com Deficiência
Contribuições da Logoterapia e 
da Teoria Sistêmica




Neste livro, o autor enfatiza a concepção de pessoa humana da Logoterapia de Viktor Frankl. Mesmo tendo que levar em conta os condicionamentos biológicos,psicológicos, sociais e econômicos, sempre está resguardada a possibilidade de se encontrar e realizar sentido na vida.
A deficncia é uma diminuição das capacidadecomuns disponíveis ao ser humano; contudo, experienciar limitações faz parte do vivenciar humano. A deficiência pode ter consequências importantes na de uma pessoa,mas nem sempre mais significativas do que outras eventuais limitações. É uma limitação, mas não umcondicionalidade impeditiva para a realização do sentido da vida. O ser humano pode e deve tomar uma atitude ativa frente aocondicionamentos que a vida lhe apresenta.
O autor nos convida a refletir sobre o que  de essencial no conceito de pessoa e onde está a dignidade do ser humano, que nunca deverá ser atingida por umdeficiência que eventualmente possa ter. É precismanter na consciência de todos que as limitações ou perdas na dimensão psicofísica não diminuem o valor e a dignidade da pessoa.
Também salienta o autor que a deficncia deve ser vista não só como um fator limitador - que efetivamente é - mas também como uma eventual oportunidade de realizar novos valores: criativos,vivenciais ou de atitude; portanto, considerada comuma condição que não tira sentido. A liberdade e responsabilidade do indivíduo com deficncia terá que referir-se aos condicionamentos a enfrentar, buscando superá-los, sempre que posvel, ou atenuar o impactdeles em sua vida, por meio do valor de atitude. Massua liberdade permanecerá, assim como sua responsabilidade pela orientação que der à sua vida.Nessa tarefcompartilhada por todas as pessoas, família e sociedade têm uma contribuição significativa dar.
O importante é não se centrar na lacuna, no que falta,mas no que está presente, no que é possível. Logoterapia afirma que a vida sempre tem sentido,mesmo nas condições mais adversas, pois a pessoa, abuscar e concretizar as oportunidades disponíveis de sentido, também possibilita experiência da felicidade.

Autor: Paulo Kroeff



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Afrontamento e superação de crises
Contribuições da Logoterapia




Diante da situação atual do mundo, com crises pessoais,sociais e naturais, o presente trabalho tem por objetivapresentar estratégias posveis para a superação daadversidades. Para isso é necessário ir além do reducionismo vigente e encontrar um conceito de pessoa que a liberte dos condicionamentos e determinismos biológicos. A visão de pessoa em Viktor Franklapresenta neste trabalho, responde adequadamente essa questão, possibilitando a confiança sicnecessária para o afrontamento da adversidades. Outroconceitofundamentais da obra de Viktor Frankl, que facilitam a superação e que podem atuar como fatoreprotetores para a promoção da vida, prevenção afrontamento de crises, são estudados: liberdade,responsabilidade, conscncia, autotranscendênciaautodistanciamento e os pilares da Logoterapia e da Análise Existencial. Esses conceitos podem subsidiar ações preventivas e educativas no sentido de formaçãde pessoas capazes de intervir criativamente na realidade, transformando-a positivamente por meio da realização do sentido de cada situação. As estratégias utilizadas por Frankl, diante das situações limites dvida, nos campos de concentração nazistas, e seuprinpios de vida, estudados no presenttrabalho,atestaram a eficácia da vivência desseconceitos na sobrevivência, com dignidade, diante de situações extremas.

Autora: Marina Lemos Silveira Freitas
marinalemossf@hotmail.com

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Gratuidade conversa com Deus


Neste livro de poesias que apresentamos para você o primeiro que a Tia Lolita escreveu com o tema Poesias, é ilustrado com diversas imagens de flores e alguns quadros.
Todas as fotos da flores aqui contidas, foram tiradas Poe ela em diversos lugares pó onde andou em missão.
Os quadros que ilustram este livro, também foram pintados pela Tia Lolita que divide nestas páginas outros dom que Deus a presenteou
O desejo real dela é que tudo isso ajude você a ter essa “Conversa com Deus” e que Ele fale ao seu coração tudo que precisa ouvir.

Autora: Maria Theodora Lemos Silveira

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Ondas de Poesia
O Movimento da Vida



São  poesias existenciais pois, incentivam o leitor a ir adiante a tudo o que é bom mediante a liberdade e a responsabilidade das escolhas humanas.
Buscam provocar um diálogo interno no leitor, com possibilidade terapêutica, buscando o sentido da vida, do amor e do sofrimento.

Como aponta Hellen Luiza Meireles Silva no prefácio dessa obra: “as poesias são extremamente maduras e realistas, pois apontam a realidade da finitude e, desta forma, fortalece o horizonte da vida como uma missão a ser realizada. Isso fornece um caráter rico à obra e um convite a vivê-la da maneira mais plena possível. Tendo em vista o relativismo e banalização da vida humana em nossos tempos, as poesias são um bom antídoto a essa realidade desumanizante. Há uma vida valorosa, finita e ao mesmo tempo cheia de possibilidades de realização de sentido!”

Autora: Maria Luiza de Souza
mariasluiza@yahoo.com.br




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Outras Editoras:



 Em busca de Sentido

 A Vontade de Sentido

 O que não está escrito nos meus livros

 A presença ignorada de Deus

O sofrimento de uma vida sem sentido





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