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Abaixo livros Editora IECVF:
SINOPSES:
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Pedagogia do Sentido
Este
livro retrata a aflição de uma mãe Dra. Marina Lemos Silveira Freitas, pediatra
que atuava na área da saúde, que se sentia realizada; mas que não havia
conseguido vaga para que sua filha de seis meses estudasse na mesma escola onde
seu filho mais velho estava enquanto ela trabalhava.
Ela
vivenciou uma grande inquietação e angústia existencial.
A
vida fazia a ela sua primeira pergunta, pois pediatras aqui em Ribeirão Preto
existiam muitos; mas mãe de seus filhos somente ela!
Nesta
época, estava iniciando seus estudos em Logoterapia e já tinha em mente o tipo
de educação escolar que gostaria de dar aos seus filhos; uma educação centrada
no sentido e que, além de instruir, desenvolvesse a consciência, a
responsabilidade e a espiritualidade.
Mas
em uma conversa de corredor com um amigo, Marina teve a brilhante ideia de
abrir uma escola fundamentada nos pensamentos de Viktor Frankl. Muitas vezes
achou loucura, mas mesmo assim seguiu em frente e com coragem e ajuda
principalmente de seus familiares fundou a Comunidade Infantil Ana e Joaquim em
março de 1993, hoje Colégio Viktor Frankl que neste ano de 2017 completará
Jubileu de Prata.
Marina
há anos atrás, com sua vida estabilizada e realizada, resolveu dar uma
reviravolta e começar tudo novamente em prol de seus filhos. E hoje em nossa
Sociedade o que mais encontramos no cenário atual são os pais cada vez mais
ocupados e omissos e os filhos cada vez mais negligenciados e sem limites.
A
profissão do educador está cada vez mais desvalorizada e muitas vezes nos
sentimos incapazes de cumprir nossa missão.
Mas
independente das condições sejam elas: biológicas, psicológicas ou sociais
somos livres para nos posicionar diante de qualquer situação; nós não somos
livres das condições, mas sim para nos posicionarmos diante delas, para
decidirmos, qual será nossa atitude, nossa resposta.
No
cenário da educação, cabe a Escola a instrução e a família a educação para
valores e para a convivência.
A
criança deve ser educada a superar limites, frustrar-se, enfrentar seus medos;
para que quando jovem tenha coragem para sofrer, suporte as frustrações do dia
a dia, seja capaz de superar e vencer desafios. Devem desde cedo encontrar o
sentido da vida de forma livre e responsável. Saber como ela é e como pode vir
a ser; aprender a usar a liberdade, o saber escolher, mas sempre associada à
responsabilidade e escuta da própria consciência; para que quando adulto possa
assumir a direção e a responsabilidade para conduzir a própria vida!
Devemos
educar para a criatividade, convivência e superação.
Sabemos
que a educação de maneira geral está assustadora, o mundo está ao alcance de
todos, principalmente com essa enxurrada de informações tanto na TV quanto na
internet; mas nós educadores temos que ter esperança, pois temos certeza que esse
quadro atual será revertido.
Devemos
oferecer aos nossos alunos a pedagogia para o sentido, além de transmitir
conhecimentos, aguçar sua consciência, vendo o educando em sua
tridimensionalidade: biológica, psicológica e noética; ampliar nosso campo visual
para as percepções de valores e sentidos a serem realizados; oferecer uma
educação personalizada, não se esquecendo de que cada pessoa é um ser único e
irrepetível; respeitar a dignidade da pessoa, aceitar as diferenças; ensinar
saber escolher, orientada para o sentido; despertar o autogoverno, para que
você faça uma competição consigo mesmo, para que você seja o melhor de você
mesmo; despertar para o autodistanciamento e o humor – alegria (que indica
quando as coisas vão bem); possibilitar o exercício da autotrancendência
fomentando a espiritualidade inconsciente e a fé no sentido, procurar desenvolver
suas potencialidades, descobrir e aprimorar suas excelências, e capacitá-lo
para enfrentar e superar suas limitações.
Sabemos
que aplicando esta teoria, na prática estamos conseguindo mudar este cenário na
educação aqui de Ribeirão Preto na Escola Colégio Viktor Frankl.
Agora é com você querido leitor e professor.
Você acredita que este cenário pode mudar?
Fiquem
atentos aos sinais que a vida lhes oferecem. Não façam questionamentos sobre o
que espero da vida, mas o que a vida espera de você?
A
vida nos questiona a todo o momento, cabe a nós responder a ela ou não.
A
decisão está em suas mãos. Basta acreditar!
Ana
Paula Rivoiro Ferreira Lopes
Pedagoga
- Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto e Logoterapia aplicada à
Educação - Centro Universitário Claretiano em Batatais.
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Educação Integradora da Sexualidade Humana
O livro propõe uma nova abordagem da educação sexual aplicada nas escolas.
Marina explica que, diante das relações afetivas superficiais e do consumismo sexual, o livro poderá contribuir para a prevenção do vazio existencial decorrente da frustração, não dos impulsos sexuais, mas do anseio por um sentido no amor, a partir de uma abordagem do tema pautada na liberdade e na responsabilidade.
“A proposta é desenvolver no adolescente e no jovem a capacidade de discernir, descobrir, perceber o que vale a pena ser realizado e o que não vale, o que merece ser guardado na sua autobiografia e o que não merece, em síntese, o que tem sentido e o que não tem”, explica.
Há cerca de dez anos o método é aplicado na escola Viktor Frankl, em Ribeirão Preto, da ela qual é diretora.
O livro é indicado para educadores e pais de crianças, jovens e adolescentes. Disponível na no Instituto Viktor Frankl – Avenida do Café, 1.295
Confira uma mostra do livro: http://issuu.com/cole…/…/educa____o_integradora_da_sexualida
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"Toda vida tem poesia...
O canto da resiliência"
"Toda vida tem poesia... O canto da resiliência" são poesias existenciais, pois incentivam o leitor a ir adiante em tudo o que é bom. Neste olhar poético da vida, a autora apresenta esta obra especial. Oportunidade para uma leitura "saborosa", poética- resiliente, tentando inspirar e motivar a resiliência no leitor. O superar-se poeticamente em diversas circunstâncias e, especialmente, nas adversidades da vida.
As poesias dessa obra são reflexivas e buscam provocar um diálogo interno no leitor, com um sentido até terapêutico, buscando o sentido de tudo.
Autora: Maria Luiza de Souza
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Psicoterapia em Dignidade Orientação de vida baseada
na busca de sentido de acordo
com Viktor E. Frankl
Magistralmente, de forma simples, mas abrangente, a autora explicita ao psicoterapeuta, e ao leitor atento, a teoria e a prática da Logoterapia e da Análise Existencial sobre como preservar a dignidade da pessoa que confiou suas dificuldades e anseios existenciais a um profissional. O trabalho terapêutico consiste em mobilizar a pessoa espiritual ou noética, capacitando-a a perceber as possibilidades de escolhas, e ela mesma encontrar as respostas para sua existência nas profundezas e nas alturas de sua dimensão espiritual.De modo mais amplo, fazê-la entender que, embora esteja sujeita a condicionamentos, pode viver plenamente a autonomia da sua existência espiritual,percebendo-se livre e com coragem para "atrelar sua carroça", às muitas estrelas de esperança que aparecerão no horizonte de sua existência, chamando-apara caminhar em direção à realização de valores e sentido.
Autora: Elisabeth Lukas tradução de Helga H. Reinhold
helgareinhold@gmail.com
helgareinhold@gmail.com
Possibilidades e Desafios
da Pessoa com Deficiência
da Pessoa com Deficiência
Neste livro, o autor enfatiza a concepção de pessoa humana da Logoterapia de Viktor Frankl. Mesmo tendo que levar em conta os condicionamentos biológicos,psicológicos, sociais e econômicos, sempre está resguardada a possibilidade de se encontrar e realizar sentido na vida.
A deficiência é uma diminuição das capacidades comuns disponíveis ao ser humano; contudo, experienciar limitações faz parte do vivenciar humano. A deficiência pode ter consequências importantes na de uma pessoa,mas nem sempre mais significativas do que outras eventuais limitações. É uma limitação, mas não uma condicionalidade impeditiva para a realização do sentido da vida. O ser humano pode e deve tomar uma atitude ativa frente aos condicionamentos que a vida lhe apresenta.
O autor nos convida a refletir sobre o que há de essencial no conceito de pessoa e onde está a dignidade do ser humano, que nunca deverá ser atingida por uma deficiência que eventualmente possa ter. É preciso manter na consciência de todos que as limitações ou perdas na dimensão psicofísica não diminuem o valor e a dignidade da pessoa.
Também salienta o autor que a deficiência deve ser vista não só como um fator limitador - que efetivamente é - mas também como uma eventual oportunidade de realizar novos valores: criativos,vivenciais ou de atitude; portanto, considerada como uma condição que não tira o sentido. A liberdade e a responsabilidade do indivíduo com deficiência terá que referir-se aos condicionamentos a enfrentar, buscando superá-los, sempre que possível, ou atenuar o impacto deles em sua vida, por meio do valor de atitude. Massua liberdade permanecerá, assim como sua responsabilidade pela orientação que der à sua vida.Nessa tarefa compartilhada por todas as pessoas, a família e sociedade têm uma contribuição significativa a dar.
O importante é não se centrar na lacuna, no que falta,mas no que está presente, no que é possível. A Logoterapia afirma que a vida sempre tem sentido,mesmo nas condições mais adversas, pois a pessoa, abuscar e concretizar as oportunidades disponíveis de sentido, também possibilita experiência da felicidade.
Autor: Paulo Kroeff
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Afrontamento e superação de crises
Diante da situação atual do mundo, com crises pessoais,sociais e naturais, o presente trabalho tem por objetivo apresentar estratégias possíveis para a superação das adversidades. Para isso é necessário ir além do reducionismo vigente e encontrar um conceito de pessoa que a liberte dos condicionamentos e determinismos biológicos. A visão de pessoa em Viktor Frankl, apresenta neste trabalho, responde adequadamente a essa questão, possibilitando a confiança básica necessária para o afrontamento da adversidades. Outros conceitos fundamentais da obra de Viktor Frankl, que facilitam a superação e que podem atuar como fatores protetores para a promoção da vida, prevenção e afrontamento de crises, são estudados: liberdade,responsabilidade, consciência, autotranscendência, autodistanciamento e os pilares da Logoterapia e da Análise Existencial. Esses conceitos podem subsidiar ações preventivas e educativas no sentido de formação de pessoas capazes de intervir criativamente na realidade, transformando-a positivamente por meio da realização do sentido de cada situação. As estratégias utilizadas por Frankl, diante das situações limites da vida, nos campos de concentração nazistas, e seus princípios de vida, estudados no presente trabalho,atestaram a eficácia da vivência desses conceitos na sobrevivência, com dignidade, diante de situações extremas.
Autora: Marina Lemos Silveira Freitas
marinalemossf@hotmail.com
Ondas de Poesia
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Gratuidade conversa com Deus
Neste livro de
poesias que apresentamos para você o primeiro que a Tia Lolita escreveu com o
tema Poesias, é ilustrado com diversas imagens de flores e alguns quadros.
Todas as fotos da
flores aqui contidas, foram tiradas Poe ela em diversos lugares pó onde andou
em missão.
Os quadros que
ilustram este livro, também foram pintados pela Tia Lolita que divide nestas
páginas outros dom que Deus a presenteou
O desejo real dela é
que tudo isso ajude você a ter essa “Conversa com Deus” e que Ele fale ao seu
coração tudo que precisa ouvir.
Autora: Maria Theodora Lemos Silveira
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Ondas de Poesia
O Movimento da Vida
São poesias
existenciais pois, incentivam o leitor a ir adiante a tudo o que é bom mediante
a liberdade e a responsabilidade das escolhas humanas.
Buscam provocar um diálogo interno no leitor, com
possibilidade terapêutica, buscando o sentido da vida, do amor e do sofrimento.
Como aponta Hellen Luiza Meireles Silva no prefácio dessa
obra: “as poesias são extremamente maduras e realistas, pois apontam a
realidade da finitude e, desta forma, fortalece o horizonte da vida como uma
missão a ser realizada. Isso fornece um caráter rico à obra e um convite a
vivê-la da maneira mais plena possível. Tendo em vista o relativismo e
banalização da vida humana em nossos tempos, as poesias são um bom antídoto a
essa realidade desumanizante. Há uma vida valorosa, finita e ao mesmo tempo
cheia de possibilidades de realização de sentido!”
Autora: Maria Luiza de Souza
mariasluiza@yahoo.com.br
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